Nossas Ações

 

Durante uma semana repleta de ações focadas na discussão da cultura de inovação no Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou a 2ª Edição da Semana de Inovação, entre os dias 16 e 20 de outubro. O evento contou com uma série de atividades, como palestras, mesas redondas, workshops e inaugurações, e reuniu mais de 400 participantes, incluindo magistrados, servidores e o público em geral.

Imagem da palestra

A Semana de Inovação foi concebida pelo Núcleo de Projeto e Inovação (NPI) e teve início com o Workshop Kanban com Lego, ministrado pela gestora titular da Assessoria de Escritório de Projetos de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

No dia 17, a abertura da 2ª Edição da Semana de Inovação ocorreu no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto e incluiu a Palestra Magna intitulada "A Justiça do Futuro", apresentada pelo desembargador Pedro Valls, do TJ do Espírito Santo. Além disso, houve uma mesa redonda sobre a Transformação Digital no Poder Judiciário, com a participação do juiz auxiliar da presidência Esdras Silva Benchimol, o juiz titular da 1ª Vara Criminal Cleber Gonçalves, o juiz Thiago Russi, o secretário de Tecnologia da Informação Tiago Lobo e o executivo da Gartner do Amazonas, Rodrigo Camelo de Oliveira.

Durante a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, enfatizou o compromisso do Judiciário em facilitar a prestação de serviços em prol da sociedade, destacando a busca constante por meios e ferramentas que permitam solucionar litígios de forma mais ágil e justa, através da informatização e adoção de tecnologias.

O ponto máximo do evento foi a premiação dos vencedores do Prêmio de Inovação do TJRR 2023, que reconheceu as melhores práticas de inovação no âmbito do Judiciário de Roraima. O projeto AUTOMAJUS conquistou o primeiro lugar na categoria Ideia Estruturada, enquanto o projeto ALVITRE obteve a melhor pontuação na categoria Iniciativa. O 2º Prêmio de Inovação também premiou os melhores nas duas categorias, com os projetos Automajus, Alvitre e Investidor Anjo conquistando o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Imagem da premiação

O juiz auxiliar da presidência Esdras Silva Benchimol enfatizou a importância de debater e aprimorar os serviços prestados pelo Judiciário, incentivando a busca por novas soluções e abordagens.

A Coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação, Janaine Voltolini, expressou sua satisfação com o sucesso do evento, destacando que a Semana de Inovação superou as expectativas e proporcionou aprendizado, compartilhamento de informações e inspiração para todos os participantes.

Na quarta-feira, as discussões sobre inovação no Judiciário se voltaram para questões ambientais, com a palestra da juíza federal substituta da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), Rafaela Santos Rosa, que abordou o tema "Inovação e Mudanças Climáticas: o papel do Poder Judiciário."

Workshops e inaugurações marcaram o Fórum Criminal na quinta-feira, com a inauguração de uma unidade do Núcleo de Plantão e Audiência de Custódia (Nupac) para atender à população e a criação da Central Eletrônica de Mandados pela Central de Mandados, que distribui, de forma remota, penhoras, buscas e apreensões, reintegrações de posse e outras medidas eletronicamente.

Nos dias 19 e 20, ocorreram a palestra "Grandes desafios, pequenas vitórias: insights não convencionais para inovar no poder Judiciário" com o juiz do TJ Pernambuco, José Faustino, e o curso "Design Thinking aplicado à resolução de desafios do Poder Judiciário" com os juízes José Faustino (TJPE) e Jeremias Cássio Carneiro de Melo (TJPB).

Imagem do curso

É importante destacar que os eventos realizados nos dias 17, 18 e 19 de outubro incluíram a acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais, promovendo a inclusão e acessibilidade no âmbito do Poder Judiciário.

A equipe de trabalho estabeleceu as seguintes atividades prioritárias: (a) treinamento; (b) workshops temáticos para desenvolvimento de soluções colaborativas; (c) inspeções técnicas em abrigos e locais onde as pessoas em situação de rua vivem; e (d) reunião interinstitucional visando a criação do comitê Pop Rua Jud Regional. Ao final com a realização das oficinas temáticas, foram identificados os desafios enfrentados pela população em situação de rua e imigrantes, e foram propostas possíveis soluções que serão debatidas pelo comitê regional Pop Rua Jud, composto pelo sistema de justiça e a sociedade civil. Este comitê tem o objetivo de ser implementado no âmbito do estado de Roraima. Além disso, os membros da equipe de trabalho foram convidados a discursar na audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima sobre a política de assistência às pessoas em situação de rua.


Veja o projeto na íntegra.

 

Durante a semana mundial da Criatividade, o Tribunal de Justiça de Roraima promoveu a construção colaborativa de um painel intitulado "Eu contribuo para um mundo mais criativo". Magistrados, servidores, estagiários e colaboradores podiam registrar frases, pensamentos, conselhos e ideias criativas. A ação buscou difundir a cultura de inovação e envolveu visitas ao laboratório Inovajurr, dinâmicas em grupo e sessão de fotos no mural Inovajurr.

 

Discussão sobre as atribuições do Centro, conforme Resolução CNJ nº 253/2016. Registro das atividades mapeadas na fase de ideação. Os participantes desenharam a jornada do usuário/processo para entender as intenções e pontos de contato. Elencadas várias ideias para o mapa de processos, sem necessidade de clusterização. Criados dois protótipos: Mapa de processos e Fluxograma baseado no mapeamento e problemas identificados.

Veja o projeto na íntegra.

Foram realizadas discussões para identificar atividades a serem automatizadas, destacando a expedição de Carta Precatória como prioridade. Os participantes foram treinados para levantar outros processos para análise futura. Na fase de desenvolvimento, a modelagem de processos foi usada para identificar os processos automatizáveis. As fases do Design foram ajustadas para propor automatizações replicáveis ​​em outras unidades de processamento. A abordagem foi encerrada antes dos testes, que serão realizadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação após análise de viabilidade das propostas.

Veja o projeto na íntegra.

O Laboratório de Inovação do Poder Judiciário de Roraima recebeu na terça-feira, 23/05/2023, a visita técnica dos acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Roraima para conhecer a atuação profissional dos pedagogos no âmbito do Poder Judiciário em diferentes áreas.

 

Veja o projeto na íntegra.

A abordagem consistiu na utilização dos métodos do design thinking com briefing, uso de mapa da empatia e cartões de insights para entender as necessidades dos usuários. Identificada falta de acolhimento adequado no Fórum Adv. Sobral Pinto. Fase de ideação com brainstorming e prototipagem usando legos. Protótipo inicial inviável por critérios de segurança e falta de espaço. Iteração com reprototipação baseada em feedbacks recebidos.

 

Sede Administrativa do TJRR - Edifício Luiz Rosalvo Indrusiak Fin
Endereço: Av. Cap. Ene Garcez, N.º 1.696, 2º andar. Bairro São Francisco.
CEP: 69305-135
Fone: (95) 3198-4196
E-mail: npi@tjrr.jus.br