Semana de inovação 2023

Durante uma semana repleta de ações focadas na discussão da cultura de inovação no Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou a 2ª Edição da Semana de Inovação, entre os dias 16 e 20 de outubro. O evento contou com uma série de atividades, como palestras, mesas redondas, workshops e inaugurações, e reuniu mais de 400 participantes, incluindo magistrados, servidores e o público em geral.

A Semana de Inovação foi concebida pelo Núcleo de Projeto e Inovação (NPI) e teve início com o Workshop Kanban com Lego, que foi ministrado pela gestora titular da Assessoria de Escritório de Projetos de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

No dia 17, a abertura da 2ª Edição da Semana de Inovação ocorreu no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto e incluiu a Palestra Magna intitulada "A Justiça do Futuro", apresentada pelo desembargador Pedro Valls, do TJ do Espírito Santo. Além disso, houve uma mesa redonda sobre a Transformação Digital no Poder Judiciário, com a participação do juiz auxiliar da presidência Esdras Silva Benchimol, o juiz titular da 1ª Vara Criminal Cleber Gonçalves, o juiz Thiago Russi, o secretário de Tecnologia da Informação Tiago Lobo e o executivo da Gartner do Amazonas, Rodrigo Camelo de Oliveira.

Durante a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, enfatizou o compromisso do Judiciário em facilitar a prestação de serviços em prol da sociedade, destacando a busca constante por meios e ferramentas que permitam solucionar litígios de forma mais ágil e justa, através da informatização e adoção de tecnologias.

O ponto máximo do evento foi a premiação dos vencedores do Prêmio de Inovação do TJRR 2023, que reconheceu as melhores práticas de inovação no âmbito do Judiciário de Roraima. O projeto AUTOMAJUS conquistou o primeiro lugar na categoria Ideia Estruturada, enquanto o projeto ALVITRE obteve a melhor pontuação na categoria Iniciativa. O 2º Prêmio de Inovação também premiou os melhores nas duas categorias, com os projetos Automajus, Alvitre e Investidor Anjo conquistando o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O juiz auxiliar da presidência Esdras Silva Benchimol enfatizou a importância de debater e aprimorar os serviços prestados pelo judiciário, incentivando a busca por novas soluções e abordagens.

A Coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação, Janaine Voltolini, expressou sua satisfação com o sucesso do evento, destacando que a Semana de Inovação superou as expectativas e proporcionou aprendizado, compartilhamento de informações e inspiração para todos os participantes.

Na quarta-feira, as discussões sobre inovação no judiciário se voltaram para questões ambientais, com a palestra da juíza federal substituta da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), Rafaela Santos Rosa, que abordou o tema "Inovação e Mudanças Climáticas: o papel do Poder Judiciário."

Workshops e inaugurações marcaram o Fórum Criminal na quinta-feira, com a inauguração de uma unidade do Núcleo de Plantão e Audiência de Custódia (Nupac) para atender a população e a criação da Central Eletrônica de Mandados pela Central de Mandados, que distribui, de forma remota, penhoras, buscas e apreensões, reintegrações de posse e outras medidas, eletronicamente.

Nos dias 19 e 20, ocorreram a palestra "Grandes desafios, pequenas vitórias: insights não convencionais para inovar no poder judiciário" com o juiz do TJ Pernambuco, José Faustino, e o curso "Design Thinking aplicado à resolução de desafios do Poder Judiciário" com os juízes José Faustino (TJPE) e Jeremias Cássio Carneiro de Melo do TJ Paraíba.

É importante destacar que os eventos realizados nos dias 17, 18 e 19 de outubro incluíram a acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais, promovendo a inclusão e acessibilidade no âmbito do Poder Judiciário.



Equipe NPI


Sede Administrativa do TJRR - Edifício Luiz Rosalvo Indrusiak Fin
Endereço: Av. Cap. Ene Garcez, N.º 1.696, 2º andar. Bairro São Francisco.
CEP: 69305-135
Fone: (95) 3198-4196
E-mail: npi@tjrr.jus.br