O Concurso é uma iniciativa de estímulo à cultura da inovação no âmbito do Poder Judiciário de Roraima, que tem por objetivo incentivar a implementação de inovações em serviços que estejam alinhadas ao cumprimento do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça de Roraima e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. A iniciativa visa à excelência no atendimento aos clientes internos e externos, buscando a melhoria contínua da prestação de serviços, de acordo com a Política de Gestão da Qualidade do Poder Judiciário roraimense.
A Primeira edição do Concurso ocorreu em 2022, com 74 pessoas pessoas inscritas, divididas em 15 projetos. O Prêmio contemplava duas categorias: iniciativa ou prática inovadora e ideia estrutura, premiando os três melhores projetos em cada categoria.
Abaixo a classificação dentre as modalidades: "Iniciativas" e "Ideias estruturadas".
Colocação
Iniciativas
Participantes
1° lugar
Metodologia de Correição - Verificação
Inaiara Sá e Andreia Bentes
2° lugar
Visual Law nas MPUs
Aurilene Moura Mesquita e Matheus Fernandes
3° lugar
Desafio Justiça na Medida Certa - Quem Perde, Ganha! - 2ª Edição
Ivy Marques Amaro e Perla Alves Martins Lima
Colocação
Ideias Estruturadas
Integrantes
1° lugar
Processamento Negativo dos Crimes de Dano na Reparação dos Prejuízos Suportados pela Mulher Vítima de Violência Doméstica
Aurilene Moura Mesquita e Matheus Fernandes
2° lugar
Atuação do Poder Judiciário de Roraima no Atendimento a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades
Thaiz Fonseca Barros e Sabrina Oliveira Silva
3° lugar
Criação do Setor de Cobrança de Recursos Extraorçamentários – Custas, Taxas, Multas Judiciais e Administrativas
Marta Barbosa Silva Lopes e Marcos Paulo Pereira De Carvalho
Selo Mulheres Seguras
Ateliê De Consciência - Meditação e Autoconhecimento
Componentes: Ivy Marques Amaro, Perla Alves Martins Lima e Rudianna Dias Zeidler.
Resumo: A atenção à Saúde é uma prioridade estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça e o Centro Médico e de Qualidade de Vida desta Corte e busca dentre outras ações, minimizar os riscos de doenças, disfunções e acidentes, trabalhando de forma preventiva e corretiva, buscando a qualidade de vida dos Magistrados e Servidores. O Projeto inclui vivências de meditação, relaxamento e autoconhecimento, mediante encontros on-line e/ou presenciais. O projeto pretende oferecer, também, atividades dinâmicas, como meditações ativas, encontros com convidados voluntários que apresentaram técnicas de relaxamento e introspecção como Yoga, Jin Shin Jyutsu e Tai Chi Chuan, dentre outras atividades.
Componentes: Marlla Bryenna Cutrim Nunes Queiroz, Francisca Anélia Rodrigues da Silva, Tiago Mendonça Lobo e Haniel dos Santos da Silva.
Resumo: A nova plataforma de jurisprudência do TJRR, foi uma iniciativa e idealização da Comissão de Legislação e Jurisprudência - CPLJ, inspirada na plataforma do STJ, e implementada por desenvolvedores da STI. Sendo implementada no ano de 2022 e passou por uma fase de homologação interna (representante do juizado especial, criminal, civil) e externa (MPE, DPE, PGE, OAB) estando em fase final de feedback inicialmente nos gabinetes de segundo grau, a ser expandido por meio de pesquisa de satisfação as unidades judiciais de primeiro grau e público externo.
Componentes:Danilo Fernandes Batista, João Guilherme Melo Dos Reis, Kaique Caldas De Jesus Alencar, Leila Pereira Miranda, Marcela Cruz Mendes, Michelly Larrary Araújo Botelho, Nadieny Lemos Melo E Weslane Oliveira Da Conceição.
Resumo: O objetivo fundamental é tornar o Poder Judiciário do Estado de Roraima o mais tecnológico possível entre todos os tribunais, para que consiga diminuir o tempo de tramitação dos processos e o cumprimento de metas sem afetar a saúde do servidor. O uso da Inteligência Artificial otimizará o tempo e diminuirá a carga de trabalho, permitindo que a atividade intelectual do servidor tenha foco preciso na análise jurídica necessária. Outra ideia para complementar o sistema e facilitar o trabalho dos servidores é a implementação de um ‘chatbot do servidor’ que, por meio da utilização de Interface de Linguagem Natural, poderá gerar as próprias hipóteses e insights caso haja alguma dúvida do servidor sobre algum tema.
Sede Administrativa do TJRR - Edifício Luiz Rosalvo Indrusiak Fin Endereço: Av. Cap. Ene Garcez, N.º 1.696, 2º andar. Bairro São Francisco. CEP: 69305-135 Fone: (95) 3198-4196 E-mail: npi@tjrr.jus.br