









O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI), sediou o II Encontro de Gestão de Projetos dos Tribunais de Justiça, realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Boa Vista. O evento reuniu magistrados, servidores, acadêmicos e especialistas de diversas regiões do país.
A abertura contou com a palestra magna de Mário Trentim, referência internacional em inovação, estratégia e governança, que destacou os desafios e oportunidades da gestão de projetos no Judiciário.
"É um prazer estar em Roraima e ter a oportunidade de aprender mais sobre o estado, além de falar sobre um tema tão relevante: a modernização da gestão pública — não apenas com o uso da inteligência artificial, mas também com outras tecnologias", afirmou o palestrante.
Entre as autoridades presentes, o vice-presidente do TJRR, desembargador Almiro Padilha, destacou o valor do reconhecimento nacional obtido pelo Tribunal.
"O selo de excelência recebido pelo TJRR representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Nosso objetivo é aprimorar projetos em andamento, trocar experiências com outros tribunais e, sobretudo, garantir uma prestação jurisdicional mais célere e de qualidade, entregando o resultado final dos processos de forma eficiente", afirmou.
O encontro estratégico buscou estimular a modernização, a inovação e a eficiência no Poder Judiciário. Reforçando o espírito de cooperação, a juíza auxiliar da Presidência, Lana Leitão, sublinhou a relevância da integração entre tribunais e da troca de práticas.
"O Tribunal de Justiça de Roraima tem apresentado contribuições importantes para a inovação no Poder Judiciário nacional. É também uma oportunidade de conhecer iniciativas de outros tribunais voltadas à modernização dos serviços e à oferta de um atendimento cada vez mais eficiente à população."
Durante os três dias, a programação também valorizou a cultura roraimense, com apresentações do coral indígena Grupo Kapói – Parixara, feira de artesanato, exposição fotográfica, culinária regional e a exibição de trabalhos científicos.
A coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI), Inaiara Sá, ressaltou a relevância da realização do encontro em Boa Vista.
"Esta é a primeira vez que Roraima sedia esse evento. O primeiro aconteceu em Belo Horizonte e, já naquela ocasião, foi decidido: o próximo será em Roraima. Agora, estamos recebendo 11 tribunais de 9 estados, além do Distrito Federal. Estamos muito felizes em sediar este encontro. É isso: projetos que estão transformando realidades."
Representando a Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima, o diretor-presidente Pedro Cerino reforçou a missão da instituição.
"A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa é promover ciência, inovação e tecnologia, incentivando pesquisas, eventos e soluções para problemas, em Roraima e em todo o Brasil, em parceria com outras instituições."
Para a servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Bárbara Plein Veleda, o encontro foi marcado pela troca de experiências e pela construção de redes de conhecimento.
"É uma experiência muito rica, a troca com os colegas de outros tribunais, ver as experiências, os cases que foram mostrados aqui. Espero que a gente consiga manter esses encontros nos próximos anos, porque é uma rede que se consolida na área de gestão de projetos."
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR