Fonte: TJSC
Em cumprimento ao disposto na Resolução n. 113/2010, do Conselho Nacional de Justiça, em razão da necessidade de emissão dos atestados de pena a cumprir, integrantes dos Núcleos II, III e V da Corregedoria-Geral da Justiça e da Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau criaram um fluxo de atendimento para auxiliar na confecção, assinatura e impressão de todos os documentos no SEEU, em todas as unidades do Estado.
Para a realização da tarefa, foi desenvolvido o “Robô Subscritor”: um conjunto de algoritmos que promoveu a emissão, a assinatura em bloco e a juntada aos processos de 23.812 atestados de pena. A última fase de todo o procedimento é a baixa individual dos documentos assinados, com organização em pastas específicas e disponibilização de recurso para emissão em bloco dos documentos, a critério da unidade judicial.
De acordo com o juiz-corregedor do Núcleo V, Mauro Ferrandin, que acompanhou o fluxo e assinou os documentos, “o uso de mecanismos de inteligência artificial para a execução de rotinas padronizadas reduz o tempo do processo, qualifica o trabalho das unidades e reverte seus resultados em benefícios para o jurisdicionado”.
A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato, destacou que “mais uma vez a Corregedoria-Geral da Justiça faz uso de recursos tecnológicos para potencializar o já conhecido e reconhecido apoio que tem prestado à atividade jurisdicional do primeiro grau, com a agilidade e eficiência necessárias à realização das tarefas”. A exemplo dos outros robôs, o “Robô Subscritor” tem potencial para auxiliar em inúmeras outras frentes de trabalho, que serão detectadas e mapeadas em tempo oportuno. “O uso desses algoritmos”, finaliza, “veio para ficar e se consolida como serviço de alta qualidade e baixo custo, promovendo a ajuda necessária diante do alto volume de trabalho vivenciado pela Justiça de primeiro grau”.
Fonte: TJSC