Foi inaugurado nessa quarta-feira, 6 de abril, no município de Amajari, o quinto Posto Avançado de Atendimento do programa Justiça Cidadã do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A iniciativa visa à instalação de postos de atendimentos judiciais em todos os municípios do Estado que não são sedes de comarcas ou que possuem difícil acesso.
Para o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, este é um momento importante para a população, que não precisará mais se deslocar até Pacaraima em busca dos serviços da justiça.
“É o maior programa de interiorização da justiça, da história do estado de Roraima. A partir de agora a população de Amajari tem ainda mais acesso a todos os serviços do Poder Judiciário”, enfatizou.
A prefeita de Amajari, Núbia Costa, disse que a iniciativa vai facilitar a vida de todos. “Temos comunidades distantes e o acesso para essas pessoas era difícil. O programa Justiça Cidadã, com certeza, é um avanço para o nosso município”, destacou a prefeita.
Este Posto avançado completa a “interligação” da Comarca de Pacaraima, responsável pelos municípios de Pacaraima, Uiramutã e Amajari. O titular da Comarca, juiz Cléber Gonçalves, explica que esta inauguração é a continuidade do trabalho.
“É uma extensão do Poder Judiciário. Aqui poderão ser feitas por exemplo, as audiências judiciais. É a prestação jurisdicional sendo aprimorada para facilitar o acesso dos cidadãos e cidadãs”, completou o magistrado.
Rita de Cássia é moradora da zona Rural de Amajari, contou que gastava aproximadamente R$ 600 por mês, para se deslocar até Pacaraima. “Esse pólo vai nos ajudar a diminuir as despesas e facilitar a vida das pessoas que precisam do Poder Judiciário”, pontuou a moradora.
A unidade do Poder Judiciário conta com estrutura física e tecnológica localizada no prédio onde também funciona o Conselho Tutelar (CT) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em Amajari.
Fonte: NUCRI/TJRR