O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI) realizou uma palestra com o tema: “Projeto de Vida” aos estudantes da Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Uiramutã. A ação tem como objetivo auxiliar os mais de 150 alunos a identificar potenciais, interesses e sonhos, fazendo com que os estudantes definam metas e estratégias para alcançar cada objetivo.
A palestra foi ministrada pela gerente de projetos do NPI, Janaíne Voltolini. Ela afirma que a ação visa auxiliar os alunos a projetar a vida de uma maneira que possa dar sentido e significado às ações dos alunos, algo que pode ser realizado por meio de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo.
“Através de um processo bem estruturado, unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o aluno aprende a se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar objetivos desde agora, no período da adolescência”.
A palestra faz parte de um conjunto de ações que estão sendo realizadas no município, bem como oficinas pedagógicas para professores indígenas e não indígenas que atuam na comunidade e na sede do município.
Mediação e Conciliação
Durante os dias 21 a 25 de março, também estão sendo realizados cursos de formação e aperfeiçoamento de conciliadores que atuam no Pólo Indígena de Mediação e Conciliação, localizado na comunidade indígena Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Ao todo, 35 indígenas serão capacitados em métodos de atualização em práticas de mediação e conciliação e técnicas autocompositivas de solução de conflitos. A conclusão dos cursos ocorrerá no dia 25 de março, com a inauguração do Posto de Atendimento Avançado na região.
Fonte: NUCRI/TJRR