O ministro do Superior Tribunal Militar (STM), José Barroso Filho, concedeu uma palestra para alunos do programa Residência Judicial, magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). O evento foi realizado nessa segunda-feira (17), na Sala de Sessões do Tribunal Pleno.
O ministro fez um alerta importante sobre a privacidade e tratamento de dados pessoais dos cidadãos.
“Nossos dados nos representam perante a sociedade, mas foi algo além. Nós falamos sobre vida, falamos sobre o que o Direito pode realmente afetar. Não é que a gente vá mudar o mundo, mas a gente precisa estudar, ter os princípios, filosofia, para que o direito seja o nosso instrumento de justiça”, pontuou.
Nesta terça-feira (18), o ministro apresenta uma nova palestra, aberta ao público, com o tema: “Quem seremos nós em terras de ninguém?". O evento será realizado no auditório do Fórum Cível.
Para o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, a palestra foi enriquecedora.
“Foi uma grande oportunidade contar com a presença do professor Barroso, que nos traz um tema tão importante que é a Lei Geral de Proteção de Dados. Certamente o Tribunal de Justiça e suas equipes agregaram muito mais conhecimento, para poderem, inclusive, inserir nas suas atividades diárias.”
O contato com palestrantes de órgãos máximos do judiciário são uma experiência única, na avaliação de Amanda Sousa, aluna do Programa Residência Judicial.
“Ter contato com os ministros falando sobres essas leis, contribui bastante para a nossa educação e para a nossa capacitação também como residentes”, explicou.
O programa Residência Judicial compreende um curso de pós-graduação ofertado pelo TJRR em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), uma ação pioneira voltada a profissionais do Direito, realizada em duas etapas: estudos preparatórios e prática jurisdicional tutelada.
Fonte: Nucri/TJRR