Seminário sobre direitos dos povos indígenas e sustentabilidade na Amazônia, curso e oficinas de comunicação marcam as comemorações.
Para comemorar as conquistas na promoção de acesso à cidadania do povo Waimiri-Atroari, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) iniciou uma série de ações em comemoração ao primeiro aniversário de instalação do Posto Avançado na comunidade. O curso de pilotagem de drone para indígenas que atuam no monitoramento, fiscalização e preservação da área florestal indígena inaugura o início das comemorações.
Durante a programação também serão promovidos o Seminário “Direitos Humanos e Sustentabilidade dos Povos Indígenas da Amazônia'', na Comarca de Rorainópolis e a oficina de comunicação e mídia voltada aos indígenas Waimiri-Atroari. No dia 14 de outubro, além da solenidade de aniversário, será realizada a assinatura de Termo de Permissão de uso de um veículo para a Associação Comunidade Waimiri-Atroari e a entrega dos certificados dos cursos ofertados.
A série de eventos tem como objetivo o desenvolvimento de ações de reconhecimento, melhoria das instalações e incremento dos serviços prestados pelo Poder Judiciário.
"Esta é uma oportunidade para a Justiça de Roraima ratificar o seu compromisso com o povo Waimiri-Atroari. O funcionamento do posto avançado de atendimento, na forma preconizada pela Recomendação nº 130/22 do Conselho Nacional de Justiça, representa avanço no atendimento, conquista de direitos e exercício da cidadania”, destacou o presidente do TJRR, Desembargador Cristóvão Suter.
O Posto Avançado de Atendimento localizado na comunidade Waimiri-Atroari, divisa entre os Estados de Roraima e Amazonas, é o primeiro do Brasil a levar de maneira permanente os serviços da justiça para dentro das terras indígenas.
Confira a programação completa:
● 06 e 07 de outubro - Oferta de curso de Pilotagem de Drone (Comunidade Waimiri-Atroari)
● 13 de outubro - Oficina de Comunicação e Mídia no contexto da comunidade indígena Waimiri-Atroari (Comunidade Waimiri-Atroari)
● 13 de outubro - 09h às 12h e 14h às 17h - Seminário Direitos humanos e sustentabilidade dos povos indígenas da Amazônia (Comarca de Rorainópolis)
● 14 de outubro - Visita à Comunidade Waimiri-Atroari: entrega de certificados aos participantes dos cursos ofertados e assinatura do Termo de Permissão de Uso de 01 (um) veículo.
Fonte: Nucri/TJRR