Confira aqui as ações realizadas com a colaboração do Núcleo de Projetos e Inovação:

NOVIDADES - Poder Judiciário de Roraima lança novo portal

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Funcionalidades do novo site foram apresentados pelo secretário de tecnologia da informação na Sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira, 4 de agosto. 
 
 
Foto: Nucri TJRR
 
Ferramentas de navegabilidade que facilitam o acesso do cidadão, opções acessíveis para deficientes, layout mais organizado, serviços para o advogado. Essas são as principais mudanças apresentadas pelo secretário de tecnologia da informação do Poder Judiciário de Roraima, Wagner Pinheiro, em sessão do Tribunal Pleno realizada nesta quarta-feira, 4 de agosto.
 
O novo portal do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) entrará no ar às 00h00 desta quinta-feira (5). Conforme o secretário o novo site, é uma ferramenta importante para a prestação jurisdicional de contato direto com o cidadão, com a imprensa, sociedade, e também uma ferramenta legislativa, com a disponibilidade de leis e jurisprudências. 
 
Wagner destacou que as mudanças foram possíveis graças às diversas ferramentas disponíveis, que permitiram à equipe envolvida, entender com precisão os acessos feitos ao portal antigo. “Fizemos uma análise de mais de 360 mil acessos e conseguimos colocar um ranking das páginas mais acessadas, de conteúdos mais relevantes, e identificamos uma série de oportunidades, de melhorias a serem realizadas” disse. 
 
 
Ainda conforme o secretário, 60% dos serviços de interesse do usuário já estão disponíveis na página principal. Além disso, o layout está mais limpo e mais organizado o que melhora a experiência do usuário. “Outra funcionalidade muito importante está relacionada as medidas de acessibilidade. Em virtude da pandemia, o foco mudou para a acessibilidade digital e no portal, existe a ferramenta de libras para deficientes auditivos” pontuou.
 
Conforme o servidor Franco Soares, desenvolvedor do novo portal, a arquitetura da informação do novo portal foi projetada com base no comportamento do usuário ao navegar o site. “Foi possível mapear esses dados por meio do Google Analytics, uma ferramenta tecnológica que gera diversos relatórios utilizados pelos profissionais de TI para orientar a evolução contínua em portais de Internet”, disse.
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, afirmou que o novo recurso é um grande avanço para o Poder Judiciário de Roraima. “Nós tínhamos essa preocupação de reformulação de um novo site, justamente trazendo para esse novo portal, o que há de melhor, inclusive a linguagem em libras, pois são poucos os sites de Tribunais que dispõem desse recurso. Essa tecnologia se adequa a necessidade que foi estabelecida corretamente pelo Conselho Nacional de Justiça de acessibilidade, o que é extremamente importante e fruto de tecnologia local. Esse site foi desenvolvido 100% pela STI e sem custo. É um avanço imensurável e um trabalho muito bem feito” concluiu.
 
Fonte: NUCRI/TJRR